 |
Imagem: Pinterest |
A produtividade e qualidade do trabalho melhoram quando se desenvolvem com base na organização, no hábito e na consistência. Esses são comportamentos que devemos cultivar e manter se quisermos construir um ambiente de trabalho funcional.
E por que a organização, o hábito e a consistência são tão importantes para a produtividade?
Se acomode em um local tranquilo e continue sua leitura de maneira calma e atenta para entender:
Como o nosso cérebro funciona
 |
Imagem: Canva |
Segundo o psicólogo e estudioso do cérebro Buzan, as principais funções do cérebro são:
- Recepção: o cérebro recebe informações através dos sentidos
- Armazenamento: o cérebro retem e armazena informações para acessá-las quando precisar.
- Análise: o cérebro reconhece e organiza padrões e informações que fazem sentido.
- Saída: o cérebro libera informações por meio do pensamento, do movimento, da fala, do desenho e de diversas outras formas criativas.
O dinamismo e capacidade que o cérebro possui para realizar inumeras tarefas ao mesmo tempo e a maneira como ele processa as informações, é um indicativo de que para ele (o cérebro), estar em ambientes padronizados e organizados, otimizam o seu processamento e que o hábito e a consistência são vias que levam ao alcance desses objetivos.
A organização, o hábito e a consistência não significam que tenhamos que fazer tudo de maneira certinha, para aquele encaixe perfeito. São apenas 'bússolas' que nos ajudam a identificar e organizar o nosso melhor jeito funcionar. Quando conseguimos encontrar e aplicar esse nosso jeito de maneira fluida, em um lugar todo nosso, podemos fazer com que tudo aconteça com naturalidade.
Agora que já temos essa primeira ideia organizada em nossa mente, chegou o momento de saber por onde e como iniciar a organização de nosso ambiente de trabalho.
O ambiente no qual realizamos nossas atividades falam mais sobre como estamos - interna e externamente - do que a gente imagina. A composição de nosso ambiente, tanto comunicam os nossos estados - internos e externos -, como influenciam nosso comportamento.
Para começar a entender um pouco sobre o espaço de trabalho, vamos conhecer alguns detalhes sobre ele.
Como o ambiente funciona
 |
Imagem: Canva |
Depende do ambiente. Temos vários tipos de ambientes para a realização de diversos tipos de atividades. Neste artigo estamos tratando de nosso ambiente de produção em casa. Lugar onde acomodamos e usamos tudo o que precisamos para realizar o nosso trabalho criativo. Nele é bom que tenhamos um local - esse local pode ser tanto físico, quanto virtual. Aqui estamos falando sobre o local físico - capaz de nos ajudar a manter nossa interação com as pessoas que convivem com a gente e com os interessados em nosso trabalho.
Para criar um ambiente que estimule a produtividade, aqui vão 4 dicas simples e fáceis de serem aplicadas.
4 ideias para criar e manter um lugar de trabalho produtivo em casa
1. Nichos
 |
Imagem: Pinterest |
Quando não há espaço no chão, a solução é ocupar as paredes. Com nichos de tamanhos variados é possivel ampliar o espaço para armazenamento e organização visual das peças. Esse móvel além de funcional, decora o ambiente. Peças prontas, caixas organizadoras e livros podem se harmonizar com perfeição, facilitando a identificação dos itens e acelerando o processo produtivo já que é possível saber aonde está cada coisa no ambiente.
2. Prateleiras
 |
Imagem: Pinterest |
Ainda nas paredes, as prateleiras podem acomodar caixa organizadoras, encomendas prontas para o envio da semana, livros e cadernos. As caixas podem ser organizadas por cor e podem acomodar materiais diversos. Organize os livros por tamanho, assunto, frequência de consulta, enfileirados e deitados, se optar por deitá-los, sobre eles apoie uma peça feita por você. As encomendas podem ser organizadas em caixas ou sacolas - tanto nos nichos, quanto nas prateleiras ou outro móvel - e identificadas com plaquinhas informando as datas de saída.
3. Gaveteiros e armários
 |
Imagem: Pinterest |
Aquele cantinho no piso é perfeito para receber um gaveteiro ou armário que serviram para acomodar caixas etiquetadas e organizadores de miudezas que vão chegando a cada visita à um armarinho ou papelaria. Os gaveteiros ficam muito bem posicionados sob as bancadas que possuem espaços sub aproveitados.
4. Mesa ou bancada para produção
 |
Imagem: Pinterest |
Esse espaço precisa ser amplo ou pelo menos estar com a superfície liberada para não tumultuar a produção. É possível criar uma bancada de produção com cavaletes e porta simples; com caixotes empilhados e um tampo de madeira pinus; até duas prateleiras apoiadas sobre duas banquetas com altura média de 85cm podem servir como bancada de trabalho.
Agora que as ideias para montar um espaço de trabalho produtivo foram lançadas, é hora de você criar um sistema de produção que conduza de maneira consistente o hábito diário de produção aí em seu home-office, atelier, studio, oficina ou seja lá qual for o nome que você escolheu pra esse local que você escolheu pra dar vida à suas ideias.
♥♥♥
Se você gostou deste artigo, ajude-o a alcançar mais pessoas! Compartilhe-o em suas redes sociais, ou deixe seu comentário me contando o que achou e quais são as suas ideias. Conto com sua ajuda.
Aquele abraço!!!
Até o próximo artigo!
Comentários
Postar um comentário
Quando passar por aqui, deixe um olá, uma questão, sugestão... comente!
Quero saber mais sobre você!!!